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Importância da vitamina D para a saúde

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O envelhecimento populacional é um fenômeno atual da nossa sociedade e a deficiência de Vitamina D, pode acarretar maior risco de fratura em idosos devido à osteoporose, atingindo ainda mais as mulheres no pós-menopausa. As quedas, frequentes nessa população, são consideradas um problema de saúde pública pela geração de custos sociais e aceleração da senescência do idoso, afetando sua qualidade de vida na redução da mobilidade diária e das atividades sociais e/ou recreativas. 

A diminuição da vitamina D é natural nesse processo de envelhecer. Porém, é essencial para melhorar a absorção de cálcio, a mineralização dos ossos e para manter a estrutura do esqueleto saudável. 

A importância da vitamina D vai muito além do que apenas prevenir ou tratar o enfraquecimento dos ossos, osteopenia e osteoporose, através da facilitação da absorção do cálcio no intestino delgado.

Cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo apresentam níveis baixos de vitamina D. Em nosso país 99,3% da população ingerem a vitamina em níveis abaixo dos recomendados.

A vitamina D pode ser produzida no nosso organismo através do contato dos raios solares sobre a pele ou pela ingestão de alguns componentes animais, como o óleo de fígado de peixe, peixes gordos e alimentos fortificados (como leite e cereais matinais). O colesterol, naturalmente presente no nosso organismo, é a matéria-prima para a produção de vitamina D. Quando os raios solares atingem a nossa pele, o colesterol que está nela é transformado na vitamina D pró-ativa. Esta, por sua vez, vai até o fígado e depois até os rins. Os rins é que transformam a vitamina D pró-ativa na sua forma ativa, chamada calcitrol. Por isso, pessoas com doenças renais, especialmente na insuficiência renal crônica têm dificuldade em ativar a vitamina.

A vitamina D aumenta a esperança de vida:

A Vitamina D em forma de suplemento reduz o risco de mortalidade em 7%, a dose efetiva para se obter este efeito, está entre 300 e 800 UI de Vitamina D por dia.

A vitamina D diminui as probabilidades de sofrer um ataque cardíaco e outras complicações cardiovasculares:

Indivíduos com níveis baixos de vitamina D no sangue tem um risco 2,24 vezes maior de morrer do que  indivíduos com níveis normais/altos de vitamina D, ou seja, a vitamina D exerce um efeito protetor sobre o coração e Sistema Vascular.

A vitamina D aumenta a força e coordenação muscular em indivíduos acima dos 70:

Com a ingestão de vitamina D, em seus níveis corretos foi constatado que os idosos tem uma mobilidade maior e uma melhora considerável no equilíbrio. Os benefícios de ingerir vitamina D são mais efetivos do que fazer uso somente de cálcio.

A deficiência da vitamina pode precipitar ou aumentar a osteoporose e osteomalácea (defeito na mineralização do osso) em adultos, e provocar raquitismo em crianças.

Sintomas da baixa concentração de vitamina D:

Diminuição do cálcio e do fósforo no sangue;

Fraqueza muscular;

Tetania;

Moleira aberta após o 1º ano do bebê;

Irritabilidade, inquietação, anorexia e suor excessivo nas crianças;

Osteoporose nos idosos;

Raquitismo;

Osteomalácea;

Pernas tortas.

Recomendações:

Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços e pernas antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana. Indivíduos com pele mais escura têm capacidade reduzida de sintetizar a vitamina D e por isso devem se expor ao sol com mais frequência.

 Dessa forma, o desenvolvimento de estratégias de preservação da vitamina D e prevenção de quedas em idosos constitui-se como um meio importante de aumentar a independência e melhorar a qualidade de vida nessa faixa etária.

Fonte: http://www.phytoart.com.br   /   http://clinicaesportivajaneteneves.blogspot.com.br  

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