Clínica de Repouso Jardim » Presentes para pessoas com Alzheimer!

Notícias

Presentes para pessoas com Alzheimer!

presente

O primeiro passo na escolha de um presente para uma pessoa com a doença de Alzheimer é pensar em um presente útil para a vida diária, uma adaptação para facilitar o cotidiano para ele ou ela, ajudando a manter um certo grau de independência e segurança. Se você cuida da pessoa com Alzheimer, muito provavelmente conhece as dificuldades diárias dele. Levando em consideração que você quer dar algo útil para o cotidiano, que ajude com as dificuldades em realizar tarefas. Este tipo de presente pode ser um produto que ajude a lembrar de tomar o remédio ou realizar uma tarefa diária que com a progressão da doença é mais difícil de fazer. Pode ser um item que ajude a localizar algo, quando ele se esquece de onde ele deveria estar. Também poderia ser algo que faz a vida mais segura.

Outra consideração importante, tão ou mais importante que a anterior é encontrar algo que seja estimulante, divertido, algo que ele ou ela realmente gosta, que seja significativo. A linha de raciocínio aqui é que você presenteie com algo que possa estimular as habilidades preservadas da pessoa, enquanto é prazerosa. Jogos, objetos que estimulem a memória, DVDs e tudo o que pode estimular o cérebro enquanto faz uma atividade prazerosa e significativa.

Não esqueça que na hora da escolha desse presente é importante considerar o estágio da doença (ou seja, o que ele consegue e não consegue fazer). Nos estágios iniciais, os presentes não precisam ser diferentes do que você poderia ter dado antes do diagnóstico. Jogos e atividades devem refletir seus interesses e desafiar a exercitar o seu cérebro, bem como o seu corpo. Conforme a doença progride as atividades devem ser menos exigente, mas ainda deve refletir os interesses dela e mantê-la envolvida. Presentes para fase posterior deve se concentrar em fornecer conforto ao mesmo tempo estimular os sentidos. E lembre-se, um presente que era apropriado quando ela estava nos estágios iniciais da doença, provavelmente, não vai ser adequado para fases posteriores. Os profissionais de Reabilitação que atendem seu familiar, também podem te dar muitas sugestões sobre os melhores presentes e os mais úteis para cada fase da doença.

Presentes fase inicial/intermediária:

– Filmes e programas de TV clássicos

– Livros de atividades: jogos de matemática, palavras cruzadas, jogos de estratégia, etc.

– Personal Trainer ou uma atividade física adequada

– Livros que ensinam ou tratam de assuntos do interesse da pessoa

– CD de música que relembre épocas  – especialmente a música que também estimula relembrando

– Aparelho de telefone adaptado (números maiores, fotografia de pessoas)

– Álbum de fotografias da família ou de momentos importantes na história da pessoa

– Jogos adequados para a faixa-etária e fase da doença (quebra-cabeça, xadrez, etc.)

– Tudo o que estimule qualquer um dos sentidos (visão, audição, tato, etc). Presentes fase tardia:

– Vídeos para estimulação visual ou auditiva: 

Fonte: http://www.terceiraidade.com 

Top

Envie Seu Comentário Para - contato@clinicaderepousojardim.com.br

Top

Ligue Agora e Saiba Mais! +11 4437 4130

Temos o espaço ideal para seu familiar! Venha nos conhecer.